Chegando diretamente ao objetivo deste trabalho, irei agora explicar a biossíntese dos vírus de RNA - grupo o qual o vírus HIV faz parte - descrevendo o processo de multiplicação para melhor entendimento da ação do vírus no hospedeiro.
Biossíntese do vírus de RNA
1) Aderência - o vírus de RNA adere-se à membrana plasmática da célula hospedeira;
2) Penetração e decapsidação - o vírus libera todo o seu conteúdo (genoma viral e capsídeo) na região interna da célula, então infectada;
3) Replicação do RNA - A simples fita de RNA traduz-se em duas proteínas principais que iniciam a sintetização do RNA e das proteínas do hospedeiro e sintetizam uma enzima chamada de RNA polimerase dependente de RNA. Essas duas proteínas são chamadas de fita positiva ou senso e fita negativa ou anti-senso.
4) Tradução e síntese de proteínas virais - A fita positiva funciona como RNAm para a tradução das proteínas do capsídeo, podem se incorporar a elas para formar um novo vírus ou, podem servir como molde para a continuação da multiplicação do RNA viral; já a fita negativa serve como molde para produzir fitas positivas. Ambas são do tipo RNAss - fita simples.
Dentro do contexto da biossíntese, a fita positiva serve de molde para transcrever fitas negativas que emtão irão produzir fitas positivas adicionais que servem como RNAm e são incorporadas ao capsídeo como genoma viral. Logo, os vírus de fita negativa, devem transcrever uma fita positiva para servir como RNAm antes de começar a síntese de proteínas. O RNAm transcreve fitas negativas adicionais para serem incorporadas às proteínas do capsídeo. Ainda há uma espécie viral que combina as duas fitas (RNAds - fita dupla), onde o RNAm é produzido dentro do capsídeo e liberado no citoplasma da célula hospedeira. A RNA polimerase inicia a produção de fitas negativas. O RNAm e as fitas negativas formam o RNAds, incorporado como novo genoma viral.
5) Maturação e liberação - há a organização do material genético para a produção de novos vírus de RNA, liberados para o exterior da célula hospedeira.
Picornaviridae: são os virus de menor tamanho conhecido. Simples fita.
Togaviridae: possuem simples fita, são envelopados, transmitidos por artrópodes.
Rhabdoviridae: possuem simples fita e também RNA polimerase dependente de RNA. Vírus da raiva.
Reoviridae: contém dupla fita e atacam o sistema respiratório e digestório.
Retroviridae: o maior exemplo de gênero dos retroviridade é o Lentivírus com suas subespécies - o HIV-1 e o HIV-2, causadores do vírus HIV. Dupla fita.