As partículas virais penetram no organismo hospedeiro de várias formas:
1) Inalação de gotículas;
2) Alimentos e água;
3) Transmissão direta a partir de outro hospedeiro infectado;
4) Picada de artrópodos vetores.
Os vírus, assim como todos o patógenos, normalmente infectam apenas uma espécie ou um grupo restrito de espécies hospedeiras. A base inicial de especificidade é a capacidade da partícula viral em se fixar à célula hospedeira, ou seja, depende da morfologia do revestimento da partícula viral (envelopados ou não envelopados) que interage com as moléculas da membrana celular da célula hospedeira, assim como mostra a seguinte figura:
RECEPTORES DE MEMBRANA CELULAR PARA VÍRUS | |
Vírus | Molécula receptora |
Influenza | Ácido siálico nas glicoproteínas, incluindo a molécula de Glicoforina A |
Raiva | Receptor acetilcolina |
HIV | Moléculas CD4 e CXCR4, nas células T, CCR5 nos macrófagos |
Epstein-Barr | Receptor de C3d nas células B |
Vaccínia | Receptor para fator de crescimento epidérmico |
Reovirus tipo 3 | Receptor para hormônio β-adrenérgico |
Encefalomiocardite | Molécula de Glicoforina A |
Rinovírus | Molécula-1 de adesão intracelular |
Após a fusão das membranas viral e hospedeira, ou englobamento em um fagossomo, a partícula viral é transportada para o citoplasma através da membrana plasmática. Nesta fase, o envelope e/ou capsídeo são desprendidos, e os ácidos nucléicos virais são liberados. O vírus, nessa fase, não é mais infeccioso; esta ‘fase de eclipse’ persiste até que sejam formadas novas partículas virais completas após a replicação. A maneira pela qual a replicação viral ocorre é determinada pela natureza do ácido nucléico em questão.
Os mecanismos de defesa e a infecção
Quando um patógeno infecta um organismo, os mecanismos de defesa locais podem ser suficientes para impedir a replicação e a disseminação do agente infeccioso. Esses mecanismos fazem parte do sistema de defesa chamado de inato. Entretanto, quando a imunidade inata não é suficiente para bloquear a invasão pelos agentes infecciosos, o chamado sistema imune adaptativo entra em ação. A principal característica de diferencia as respostas imunes inata e adaptativa é que na adaptativa há o armazenamento da memória específica da infecção de modo que, caso ocorra uma infecção subsequente pelo mesmo agente, uma resposta particularmente eficaz entra em cena em muito pouco tempo. Os linfócitos T são os principais elementos do sistema imune adaptativo. Esses linfócitos proporcionam maior resistência após contatos repetidos com um determinado agente infeccioso.
Quando os sistemas imunes são falhos pode haver o desencadeamento da doença no organismo do hospedeiro. A velocidade com a qual as respostas adaptativas do hospedeiro podem ser mobilizadas é crucial.
massa!!!
ResponderExcluirO ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer - drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call ou {whatssapp. +2347081986098
ResponderExcluir